IDOSOS, SARCOPENIA,
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A população mundial está envelhecendo, a estimativa para 2025 é de um aumento de mais de 33 milhões, esse envelhecimento está associado à redução da massa muscular(Sarcopenia), que representa uma vulnerabilidade fisiológica relacionada à idade.
OPÇÕES TERAPÊUTICAS NA SARCOPENIA
DHEA - aumenta os níveis séricos de hormônios sexuais e IGF-1, mas pode ocorrer piora na sensibilidade à insulina e perfil lipídico.
GH - melhora a sensação de bem-estar, composição corporal e perfil lipídico, a reposição em idosos não aumenta a força muscular nem potencializa os ganhos com treino de resistência.
CREATINA - eleva o depósito de fosfocreatina no músculo, e aumenta o níveis de adenosina-tri-fosfato (ATP) e fosfocreatina durante o exercício e estudos mostram efeitos quando associada ao exercício.
Acredita-se que a reposição hormonal e a suplementação sejam boas opções para prevenir ou tratar a sarcopenia, gerando aumento da massa e da força muscular, mas é preciso observar as reações adversas: aumento do hematócrito, retenção hídrica, ginecomastia, hipertrofia prostática e piora do perfil lipídico.
Mas é importante ressaltar que alguns idosos podem ter ingestão alimentar reduzida e necessidades protéicas aumentadas, tornando difícil a obtenção dos benefícios do treinamento de resistência se a nutrição não for adequada.
Estudos com atividade física têm os mais promissores resultados, tanto na prevenção quanto no tratamento da sarcopenia, então a prática de exercícios ainda é a intervenção mais efetiva para aumentar a massa e força muscular em idosos.
Fontes:
Gruenewald DA, Matsumoto AM: Testosterone supplementation therapy for older men: potential benefits and risks. J Am Geriatr Soc 51: 101-15, 2003.
Borst SE: Interventions for sarcopenia and muscle weakness in older people. Age Ageing 33: 548-55, 2004.