Importância funcional do ombro
Não podemos dizer que os movimentos do ombro são gerados por apenas uma articulação, pelo contrário, o complexo do ombro é um sistema funcional composto por várias articulações. Essa característica o torna a articulação mais móvel do membro superior. Esse complexo articular funciona em perfeito sincronismo; sua grande amplitude de movimento é muito importante, porque permite que a mão seja dirigida em diversas direções no espaço. Mas essa alta mobilidade, ao mesmo tempo, o que predispões a inúmeras lesões. Tanto a prevenção quanto a reabilitação de tais lesões dependem do perfeito desempenho biomecânico entre as estruturas ósseas, articulares, ligamentares e musculares pertencentes ao complexo articular do ombro. Qualquer alteração no funcionamento dessas estruturas, hipo ou hipermobilidade, resulta em prejuízo funcional, podendo gerar dor e alterações funcionais locais e até o envolvimento de todo o membro superior.
É primordial conhecer o funcionamento das estruturas do complexo articular do ombro, pois se conhecemos as características do movimento que estas estruturas proporcionam, poderemos intervir preventivamente para evitar posturas do dia a dia ou do trabalho que resultam em desajustes mecânicos e consequentemente prejuízo funcional.
Fonte: Costa PHL, Mattiello-Rosa SM, Viotto MJS, Batista LH, Salvini TF, Novak EM. Movimento Articular, Aspectos morfológicos e funcionais. Manole; 1 ed.2005, 99.
Luis Carlos
Educador Físico CREF: 042694-G/SP
Doutorando em Ciência Animal na UNESP/SP
Professor Mestre no UniSALESIANO Araçatuba/SP
Curso: Educação física